Nossa missão é o cuidado da saúde das pessoas. É preciso que fique claro: não podemos mais nos ater à visão simplista de associar saúde apenas a tratar doenças. A situação de saúde vigente em Curitiba de tripla carga de doenças, com aumento de condições crônicas; a violência com aumento das mortes e sequelas de acidentes e homicídios, e a persistência de doenças infecciosas demandam que o sistema de saúde e, consequentemente, os profissionais de saúde repensem o modelo de atenção. Da cura para o cuidado.

Neste contexto, os modelos de saúde baseados no cuidado ao evento agudo são pouco efetivos. É necessário quebrar o paradigma do atendimento uniprofissional e isolado e avançar no cuidado contínuo e multiprofissional às condições crônicas, com o envolvimento da sociedade e a corresponsabilização do cidadão no cuidado da sua saúde e dos seus fatores de risco. É preciso, portanto, mudar radicalmente de um sistema reativo de atenção à saúde para um sistema proativo.

Para isso, há de se operar mudanças que passam inevitavelmente por alterações na gestão do sistema. Essas mudanças requerem tomadas de decisão fundamentadas em evidências cientificas para que o sistema de saúde opere de acordo com diretrizes clínicas, protocolos e parâmetros epidemiológicos. É preciso, ainda, incorporar conceitos do campo da economia na saúde para que ganhemos em escala, eficiência e qualidade.

Fortalecer a atenção primária à saúde, tornar as equipes coordenadoras do cuidado do cidadão, incorporar indicadores no planejamento das ações e implantar sistemas de monitoramento e avaliação são elementos fundamentais para a consolidação das Redes de Atenção em Curitiba.

E essas mudanças passam pela mão de vocês. Sabemos que essas mudanças requerem gestores cada vez mais capacitados e equipes proativas. Por isso, estamos tendo a oportunidade, neste momento, de trazer de volta aos bancos acadêmicos, nossas equipes de gestão para nos aprimorar nestes novos conceitos e paradigmas, para que juntos possamos fazer essa grande transformação na saúde curitibana, melhorando a qualidade e os resultados do sistema. A equipe, que agora inicia esse pioneiro curso de especialização, é força motriz desse processo de mudança e desenvolvimento do nosso sistema de saúde e do nosso modelo de cuidar.

Contamos com vocês! Juntos, acrescentaremos, além de anos de vida para as pessoas, mais vida a esses anos.  

Viva Curitiba! Vida longa e feliz!

Márcia Huçulak

Secretária Municipal da Saúde de Curitiba